#3rd day | Moovetoalentejo

A volta deste dia levou-nos a conhecer dois projectos âncora fundamentais para a nossa região. São eles a Adega Mayor e o Centro de Ciência do Café. O edifício da Adega Mayor é um projecto de arquitectura de referência do arquitecto Siza Vieira. Lá dentro  aprendemos como o vinho é produzido e o complexo processo que passa até ser engarrafado. Depois abrimos a garrafa e fomos levados a descobrir toda a sua essência. Perfeito.

De seguida partimos para uma viagem ao mundo do café, sua história e cultura.  No remoto ano de 1727, pela mão do Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta e a mando de D. João V, os Portugueses o introduziram no Brasil. Foi a partir daí que o mundo descobriu os seus aromas. A história do café em todas as suas vertentes é vasta, desde os tempos do absolutismo, passando pela época do contrabando para espanha, é grande o impacto sócio-económico que este produto incorpora.

Na parte da tarde o grupo foi de visita a Elvas. Percorremos as muralhas património da UNESCO. Numa pausa para reflexão e trabalho, regressámos ao tema da viagem: – Criatividade e Empreendedorismo num contexto de incubação empresarial no Alentejo, prosseguindo com o trabalho e recolha e intenções para interpretar no workshop de sexta-feira.

Ao fim do dia dirigimo-nos para sul. Com Évora como destino o grupo jantou, e descontraí um pouco na noite daquela cidade.

Voltamos com mais novidades no seguimento da viagem. Descubra mais em #moovetoalentejo.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *